sexta-feira, 2 de julho de 2010

Vidas Imperfeitas I

UM DOUJINSHI DE SENTIMENTOS



Mariana Cagnin tem uma habilidade ímpar de contar uma história no estilo shoujo. Vidas Imperfeitas demonstra isso em suas 33 páginas de história de traço simples e reveladores. A protagonista é Juno Omura uma colegial alta e de aparência masculinizada que leva uma vida normal, porém sendo um vulcão de desejos amorosos adormecido. “Uma história sobre amor, amizade, família e liberdade” segundo a própria autora.

Mariana não traz nenhuma história de seres super-poderosos ou um bando de guerreiros defendendo uma deusa em comum, mas traz um enredo de cotidiano fácil de ler e se envolver, mais estilo josei (para leitoras mais maduras).

Eu não trago maiores críticas ao trabalho dela, porque está muito bem elaborado e feito. Talvez a única observação a fazer seja que na capa a Juno perde um pouco de identidade, não fica tão igual a Juno do “miolo” (do conteúdo), sei lá, talvez seja uma ilusão de ótica devido às cores.

O doujinshi dela eu não comprei eu baixei. Sim! Ela o disponibilizou para baixá-lo e lê-lo no seu DeviantArt, mas se eu a encontrar em algum evento farei questão de comprar o meu. Acabei encontrando-o por acaso, pois eu estava em busca de retículas à japonesa e encontrei isso no BLOG dela e dali para o doujin foi caso de alguns cliques.


Uma coisa legal é que ela, assim como eu, dispõe o doujin em formato PDF (muito bom para se ler) quando o digitaliza e quem sabe seja o padrão futuro daqui pra adiante. E pra quem ainda não experimentou, eu convido a ler no POKAT. A sensação é a mesma de folhear uma revista. Ótimo!

Ah, quero dizer que agradeço o imenso favor dela ao postar sobre as retículas que eu tanto procurava e não encontrava (tinha as minhas, desenvolvidas por mim, mas queria e muito umas japonesas). Engraçado que ela usou pouca retícula no trabalho artístico dela e preferiu mais as achuras à mão. =o)

Como o doujinshi dela está disponível na internet eu não vou comentá-lo muito e deixar todo o suspense para você baixá-lo e conferir o que eu escrevi.

Quer baixar?

Clique aqui!

Dominus tecum!

Um comentário:

  1. Olá!!!
    Fico feliz por receber uma crítica do meu fanzine.. é realmente ótimo quando as pessoas apreciam seu trabalho, e ainda mais: comentam sobre ele. Acho isso importante pq ainda tem mta gente que não conhece os quadrinhos independentes e acha que sua qualidade é inferior, mas quem sabe com mais incentivos como esse, isso possa mudar, não é mesmo? Ah! E muito obrigada pelo incentivo e divulgação! ;)
    Eu estarei vendendo os fanzines (até o volume 03) no AnimeFriends.
    E vc comentou q não usei mtas retículas na primeira edição, é pq na verdade eu estou usando as reticulas na terceira.
    Até mais!

    ResponderExcluir

UM BREVE HIATO NA PANDEMIA

 Eu não tenho ideia do alcance deste blog. Pode ser muito, pode ser pouco... Contudo, independente do alcance deste diário eletrônico ( qu...